terça-feira, 30 de junho de 2015

SOLSTÍCIO DE INVERNO 2015

Em 2015, o solstício de inverno no hemisfério sul acontecerá às 13h38 (horário de Brasília) no Brasil, domingo dia 21 de junho, quando se inicia o inverno no Brasil e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Quando ocorre no verão em dezembro, significa que a duração do dia é a mais longa do ano.

Cada Solstício é uma espécie de ‘pausa’ entre as mudanças que ocorrem na natureza. Mudanças – A única constante em nosso universo.Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora não são sempre exatos, podem variar de um ano para outro.
O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra no Trópico de Capricórnio (linha imaginária que passa próximo à cidade de Itaí, no estado de São Paulo). No solstício de verão do hemisfério norte, ocorre o mesmo fenômeno no Trópico de Câncer.
solsticio-inverno-sul-junho
Para aqueles que quiserem saber mais sobre Solstícios e outros movimentos do nosso planeta, esse vídeo é fácil e instrutivo:
 
 
Astrologicamente falando, nesse mesmo dia o Sol ingressa no signo de Câncer as 07h52′. Câncer, signo da trilogia da água ( Peixes, Câncer e Escorpião ) chega trazendo a energia introspectiva e acolhedora do signo, o que ajuda no processo de ‘pausa’ para nós seres humanos, pois o foco agora passa a ser a nutrição de nossas emoções, além da nutrição física. Devemos aproveitar o momento e seguir o fluxo da natureza, compreendendo o que ela nos oferece em termos de oportunidades de ‘olhar para dentro’, cuidar de nossas carências, e prestar atenção ao nosso lado emocional e familiar. Câncer é regido pela Lua, o que torna o nosso humor instável como as marés…Tudo que se refere ao lar, as emoções, o clã, o passado,  nosso instinto de proteção e o que está enraizado em nossas lembranças vem a tona quando a ‘energia canceriana’ predomina no cosmos.
O período é favorável para encontros com familiares, mas é preciso estar atentos a confrontos verbais pois o guerreiro Marte ainda anda de mãos dadas com o Sol e essa aproximação no impulsiona a manifestação do famoso ‘ papo reto’ – ‘ Ei vamos ter aquela conversa, faz tempo que precisamos esclarecer algumas coisas’ e blablabla… Não deixe essa oportunidade de ‘manifestação’ de Marte conjunto ao sol ser desperdiçada com duelo de egos, converse, ouça o outro e tente criar algo proveitoso para todos os envolvidos.
Assuntos relacionados a fertilidade , ao nascimento de crianças e novos projetos começam a se proliferar, emerge o desejo de manifestar novos aspectos que por algum motivo estão escondidos, sabotados ou esquecidos…Mas lembre-se o momento é de acolhimento, o ideal é recolher-se, nutrir forças para um novo ciclo.
A vida humana é um reflexo do que acontece na natureza – Ciclos.
Todos nós temos o nosso “solstício íntimo,” os nossos sentimentos de euforia e sentimentos de tristeza. Então, como podemos lidar com essas oscilações? Lembrando-se sempre que como nos solstícios, que representam o contraste eterno entre luz e trevas, ou seja, o renascimento eterno da criação, nada pode ser realmente destruído, mas sim transformado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário